segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Alianças...


Bom dia meninas (os)... tudo bem? Aqui tudo em paz, graças a Deus!!!

Meninas(os) no post de hoje resolvi falar das ALIANÇAS... Muito se fala a respeito do papel das alianças na união entre duas pessoas; no entanto, poucos sabem sobre a importância histórica. Acredito que esse seja um dos objetos mais importantes do casamento, se não for o mais importante, né? Que vai acompanhar o casal por toda a vida pelo menos aqueles que optam por seu uso, mostrando seu estado civil para toda a sociedade.


Mas qual o significado das alianças? Sua simbologia, onde surgiu o hábito de usá-las??? Com toda certeza toda noiva ou noivo alguma vez já deve ter se perguntado sobre isso... Ou não?!

Eu já... e fui procurar a respeito e vou dividir o que achei com vocês!!

A palavra ALIANÇA é encontrado em hebraico (bérith), grego (diathéke e Synthéke) e  nas línguas latinas (foedus e testamentum); significa compromisso ou pacto entre duas partes, que podem ser indivíduos, nações, ou grupos. No casamento os noivos usam os anéis, indicando um elo, um voto, um acordo selado entre essas duas pessoas.

O uso das alianças faz referencia a uma simbologia muito bonita...  São símbolos dos ciclos, da eternidade e da união, por ser um objeto circular sem começo ou fim, unidas lado a lado formam o símbolo do infinito, quanto ao material esse deve ser algo duradouro (ouro, prata, platina) simbolizado a relação esperada pelo casal que se ama verdadeiramente.

Outras simbologias dizem respeito ao posicionamento do uso; como, o anel deve ser usado no quarto dedo da mão esquerda, pois nesse dedo passa uma veia que está diretamente ligada ao coração; existe outra versão chinesa que já contei AQUI.  [Ai, ai... é tãããão romântico... (1omomento Laurinha, Carrossel)]

Existe ainda,  uma outra versão, que diz que o uso da aliança na mão esquerda é um símbolo de submissão ao parceiro, devido ao compromisso assumido... [Essa teoria é tão pouco romântica... 2momento Laurinha, rsrsrs].

Alguns estudos narram que os egípcios foram os pioneiros (2800aC) a adotarem o uso de alianças de casamentos, e já nesse momento simbolizavam o amor infinito e deveriam ser usadas por toda a vida...

E hoje, várias culturas ainda utilizam essa antiga tradição com a mesma finalidade: amor e união entre duas pessoas... E a cada dia, esse anel cheio de significados, tem ficado cada vez mais com a cara dos noivos... Disigners  e joalherias, vêm trabalhando e investindo em novas cores, materiais e modelos para todos os gostos e bolsos.
Fontes:http://www.laerciodoegito.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=126:significado-do-uso-da-alianca-de-casal&catid=34:mitologia&Itemid=104; http://revistadeciframe.com/2009/07/14/alianca-um-anel-com-muito-significado/; http://www.vocesabia.net/curiosidades/o-significado-das-aliancas/; www.reisman.com.br


E ai, vocês vão optar pelo uso de alianças??? Com tantos modelos no mercado vocês já escolheram as de vocês???



Bjsss, e uma semana cheia de amor e união!!!

7 comentários:

  1. Lindo significados nuss muito romântico rs
    Nuss eu amei a aliança que ambas formam um coração... ain eu já tenho a minha mas quando vi essa deu vontade de trocar kkkkkkkk
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São lindos mesmo, Cris!!!
      Amo. Nós vamos ficar com as nossas do noivado, mas qdo vejo essas também me dá vontade de trocar...

      Obrigada pelo carinho!!

      bjss

      Excluir
  2. lindo significado...a minha é essa ultima aí...sem detalhes...

    bjo

    ResponderExcluir
  3. Fran, é linda!!!

    Obrigada pelo carinho!!!


    Bjsss

    ResponderExcluir
  4. eu não sabia do significado das alianças ainda ...

    eu gostei de todas as alianças, são lindas.

    Boa noite
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Oie, td bem?? Desculpe a "invasão" nos coments!

    Passando pra divulgar SORTEIOS no blog!!

    www.parasemprecinderela.com/sorteio-blog
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Amo aquele modelo de coração. Quase foi a nossa escolhida!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita...
Agora fique à vontade para comentar; só falta você!!!