segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Obesidade, Dietas e Reeducação Alimentar! (E o sorteio continua rolando aqui no blog)

Bom dia!!!! Tudo bem com vocês?! Aqui tudo joinha, graças à Deus!!!!
 

 
 
O post de hoje tem como assunto: A obesidade e reeducação alimentar!!! Isso mesmo, em outras palavras, vamos falar de saúde!!!
E, após conhecer a blogosfera, percebi que muitas noivinhas ao se aproximar da data do casório, entra em num certo frenesi para emagrecer para a grande data; nunca concordei muito com isso, pois sempre achei que as pessoas tinham que se aceitar como eram... e não tinha que prestar contas para sociedade posando magras para fotos só porque a mídia diz que temos que ser magras para sermos bonitas... (Apesar de pensar assim, respeito a opinião de todos, cada um sabe o que é melhor para si...)
Tá, tá, tá!!! Vocês devem estar pensando agora ela diz isso por que é gordinha e não tem força de vontade para emagrecer... Sim vocês tem certa razão em pensar assim, porque na minha cabeça sempre foi:  
·        “To bem assim, para que mudar???”;
·        “Se alguém tiver que gostar de mim terá que ser como eu sou...”;
·        “Afinal de contas eu não estarei enganando ninguém (essa frase fazia referencia à algumas “amigas” que sempre foram lindas e magras e depois que “laçaram o príncipe encantado” relaxaram total e desenvolveram uma grande quantidade de massa adiposa em torno de suas silhuetas)” quanta maldade, né... além de gorda, má, rsrsr... Ou então:
·        “Meu namorado/noivo me conheceu assim e gosta de mim assim, então para que mudar?!...”
Esses pensamentos sempre fizeram parte das minhas respostas quando alguém me sugeria ou me mandava seguir um método para emagrecer.
Mas o que é a obesidade?? De acordo com a wikipédia, é uma doença na qual a reserva natural de gordura aumenta até o ponto em que passa a estar associada a certos problemas de saúde ou ao aumento da taxa de mortalidade. E lendo alguns artigos para os trabalhos da pós, descobri que no Brasil mais de 65 milhões de pessoas, 40% da população, está com excesso de peso, enquanto 10 milhões são considerados obesos. Os números avançam rapidamente entre todas as idades e classes sociais. Sendo assim a obesidade passou a ser um problema de saúde pública...
E depois de ler tudo isso, passei a pensar no meu casamento que será no ano que vem, e comecei a entrar em parafusos, não, não; não é porque tenho medo do vestido não entrar ou algo assim (meu vestido já está escolhido, é lindo, é como eu queria e entra no meu corpo perfeitamente), mas porque além de obesa, sou sedentária (ai já viu, né?!). Comecei a pensar como seria daqui uns anos, se eu for ter filhos, como será o parto? Obesa! Sedentária! Hipertensa! Puxa tem tudo para dar errado... Isso só na vida pessoal!!! E na vida profissional... Como pode uma enfermeira dizer para alguém que precisa emagrecer para melhorar saúde, poder fazer um parto legal, ter mais tempo de vida, se ela mesma é obesa!!!! Será que ela não se enxerga, não tem espelho em casa?!
Pois é, galera... Desde a adolescência sempre fui gordinha e quase sempre sem complexos; digo quase sempre porque às vezes ou quase sempre pinta um mau humor ou um medinho, porque essa ou aquela roupa que você quer não te serve, ou na hora de ir ao médico e ver alguns resultados de exames alterados, ou quando você se descobre hipertensa (meu caso)... Sempre comi mal!! Em casa éramos minha mãe e eu, ela sempre trabalhou e deixava as coisas semi prontas pra eu comer, claro que eu sempre optava pelas coisas mais fáceis, em resumo: LANCHES, e isso criou hábitos difíceis de mudar, dessa forma fui engordando quase sem perceber... E depois de tudo isso, vi a empolgação da Carlinha, do blog da Ca, sobre o empenho dela no Projeto dela: Carla Gostosa, tudo isso começou a despertar em mim o interesse pelas dietas; mas dietas malucas e restritivas não ajudam em nada, nos faz desistir facinho, e logo voltamos a ter o mesmo peso... e eu sabia que sozinha eu não conseguiria, jamais!!!! Então... resolvi fazer uma reeducação alimentar, que na verdade consiste na mudança de alguns hábitos, mas sem deixar de fora o que faz parte da cultura do indivíduo.
Já que um dos meus problemas é não saber comer... Procurei uma nutricionista, e faz 40 dias que comecei... e estou super empolgada, pensei que passaria fome e vontades, porque eu adoro comer, como quando estou triste, alegre, ansiosa, depressiva... mas, está sendo maravilhoso me ver perdendo peso sem sofrimento (menos 3Kg em 40 dias)...
A principal coisa que devemos aprender é que a reeducação alimentar não consiste em deixar de comer tudo o que gosta, mas pelo contrário, é aprender que você pode comer tudo, mas sem exageros e de forma equilibrada, conscientizando que as mudanças na alimentação devem ser mantidas por toda a vida.
 
Bjssss, e até mais!!!!
 
 Ainda está rolando sorteio aqui no blog, para saber mais basta clicar AQUI!

6 comentários:

  1. Fabiana PARABÉNS! Você é uma grande inspiração! Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Menina fiquei emocionada com o post! Pra mim é uma felicidade muito grande saber que de alguma maneira inspiro a vida das pessoas e as ajudo a ter uma vida melhor!
    Fico muito feliz pelo seu empenho, de verdade. Sabemos que não é fácil, é um processo doloroso e muito dificil e com recaídas,mas o importante é nao desistir e recomeçar sempre que for preciso.
    Se precisar de ajuda/apoio, conte comigo.
    Um bju grande e torço pelo seu sucesso!
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas, foco e perseverança são essenciais nessa etapa. Tenho certeza de que irá atingir sua meta, boa sorte e não desanime!

    Bjs
    Blog: Vida de Noiva

    Produtos de Casamento: Clique Aqui

    ResponderExcluir
  4. Eu preciso consultar com uma nutricionista e ela precisa ser boa e dedicada rs sou daquelas que se a pessoa não ficar no pé não vai...
    Boa sorte e parabéns pelos 3 kg eliminados
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. OI Fabi,
    muito bem colocado o seu texto.
    Acho que a pessoa tem que se aceitar sim, mas não descuidar da saúde acima de tudo.

    BEijo

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, acho que tudo depende do seu esforço e dedicação.
    Bjs

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita...
Agora fique à vontade para comentar; só falta você!!!